Inicial > PT > Protagonismo juvenil e as Conferências de Juventude

Protagonismo juvenil e as Conferências de Juventude

É impossível entendermos a juventude como protagonista de uma história em construção sem que a reconheçamos como sujeito de direitos. Diante de um tempo onde os direitos difusos são aqueles que devem permear as discussões sobre os direitos da juventude, o governo federal, tendo o PT como partido majoritário, é precursor no que diz respeito a entender as juventudes como sujeitos de direitos. O Governo Federal e o PT já vêm percorrendo essa discussão há um bom tempo na esfera federal afim de que as políticas públicas se efetivem na busca da qualidade de vida para a juventude.

Mas por que afirmar com tanta precisão este fato? É simples. Por exemplo, toda movimentação que esta acontecendo em todo o Brasil por conta das Conferências de Juventude. Tal êxito só pode ser possível porque o Governo do PT entende que a juventude precisa de políticas públicas especificas. Por essa razão, convoca a 2ª. Conferência Nacional de Juventude, assim como aconteceu em 2008 na sua 1ª edição, justamente para que a juventude se reúna em um grande mutirão e assim, de forma coletiva, construir da melhor forma as políticas públicas de juventude. Certamente não há mecanismo melhor de compreender a juventude como protagonista de uma história em construção, afinal, a própria juventude tem tido a tarefa de avançar na discussão e formulação das políticas de juventude.

A juventude deve sim ser reconhecida como sujeito de direitos, protagonistas de uma história em construção, e o PT tem avançado bravamente nessa discussão, acreditando que a juventude não seja massa de manobra e muito menos condição de problema, como boa parcela da sociedade a vê.

Wellington Santos – Tom

Coordenação PJ Regional Sul 1

Presidente COMJOV Sorocaba

Membro JPT Sorocaba

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário